Sobre Counseling


   “Conheça-te a ti mesmo”, uma frase que nasceu com a filosofia e que parecendo tão simples poucas vezes paramos pra pensar.
   O Counseling parte desta premissa, mas também tenta orientar às pessoas a se conhecer atendendo que se espera dela nos diferentes âmbitos nos quais se desenvolve porque, seguramente, não se espera o mesmo quando exerce um rol de pai, de filho, de amigo, de empregado, de chefe ou de político.
   Se além de conhecer as características gerais e estruturais da personalidade, tratamos de refletir sobre nós em concordância com o que os outros esperam, é muito provável que possamos definir qual será a melhor atitude que nos identifica com dito rol, nessa circunstância. Este é o ponto de partida para melhorar e mudar as atitudes.
   Se falarmos do rol de líder, será necessário analisar com discernimento quais e como são as atitudes que se esperam para ser reconhecido como líder natural.
   Se além de observar a mim mesmo, pergunto a outras pessoas como me vem, e comparo o que se espera que faça com o que faço realmente, é provável que encontre diferenças. Então, trabalharei sobre elas.
   Como se trata de atitudes, modificá-las não é uma tarefa simples. Requer de tempo e esforço. Mudar de atitude significa mudar de hábitos.
   Qualquer teoria dirá que para mudar de hábitos se requer estar consciente de um ato e repeti-lo dia a dia até transformá-lo em algo espontâneo e natural.
   Servirá como exemplo lembrar quando nos mudamos, quando nos casamos ou, mais evidente, quando tivemos um filho no âmbito pessoal. Lembrar uma mudança de trabalho, de horário de trabalho, ou mudança de posto no trabalho.
   Nestes casos, a mudança de hábitos é obrigatória e forma comportamentos diferentes. Às vezes, requer esforços e outras coisas que nos surge naturalmente, nos gratifica. Isto depende da estrutura de personalidade de cada um.
   A metodologia de Counseling induz, com temáticas e métodos preestabelecidos a mudar atitudes orientadas ao rol que exercemos. No caso do líder, o orientam a desenvolver atitudes esperadas dele.
   Nos auto avaliar e pedir a opinião dos demais é a base para descobrir quais são as condutas que se esperam da função que exerço. Como líder natural, devo desenvolver hábitos que me identifiquem como tal, condutas de acordo ao rol que exerço e atitudes que melhorem minha qualidade de líder, então, não necessitarei de um cargo atribuído para ser respeitado e reconhecido como líder.  
   Todo este processo requer de uma série de exercícios que não se brindam em nenhuma universidade nem em nenhuma carreira. Simplesmente é questão de conhecer a si mesmo.
Gloria Cassano
Diretora Gloria Cassano & Associados

Tradução – www.suamente.com.br – Aprenda mais sobre sua mente!
Fonte: http://www.arearh.com/coaching/counseling.htm