Conheça o que é “counseling” e como ele pode ajudá-lo alavancar sua carreira






Tanto a terminologia quanto a função é desconhecida pela maioria das pessoas. Entretanto, é uma peça fundamental para nos auxiliar na trajetória profissional.

O executivo é muito solitário no que se refere a sua carreira. Muitas vezes não tem com quem trocar ideias sobre seus projetos. Notadamente se tiver algum entrave na esfera do psicológico. Isto vale para todas as idades. Desde o ingresso no mercado de trabalho, nas escolhas de curso, até na troca de emprego, mudanças de rota, aposentadoria, etc.

Um Counselor é um profissional experiente, de preferência com alguma experiência e/ou formação em psicologia clínica, que vai compartilhar ideias, sugerir caminhos e ajudá-lo a tomar decisões assertivas sobre a sua carreira.

Não é só isso, mas todos nós já escutamos em algum momento: ‘Fulano é tão competente, estudou tanto, mas não encontra lugar no mercado de trabalho porque é “bom demais”’. Ou, fulano não passa nos testes, dinâmicas profissionais, ou ainda, não “passa da fase da entrevista”, precisa ainda aprender os segredos dos headhunters.

Nós, que estamos do “outro lado”, o lado dos contratantes, muito freqüentemente nos deparamos com pessoas maravilhosas, preparadas, e que, na ocasião de uma entrevista, por exemplo, temos a impressão de que está escrito na testa delas: ‘pelo amor de Deus não me arrume nada de responsabilidade para fazer!’. Após curto diagnóstico, podemos constatar que, por exemplo, a pessoa em questão passou por uma experiência muito traumatizante na última empresa, gerando um problema na esfera do emocional. Auto-sabotagens como conseqüência do inconsciente governando nossas ações, são mais comuns do que imaginamos quando o assunto é carreira.

Um profissional experiente, como é o caso dos Counselors, consegue auxiliar estas pessoas a abrandar de forma significativa estas ansiedades, colocando essas inquietações à margem para que vislumbrem novos caminhos a percorrerem com maior facilidade.

Histórias de vida, sua contextualização em novas perspectivas, favorecendo não só nossas escolhas, mas novos comportamentos são muito mais importantes do que podemos imaginar. Mudar é tão difícil, que na maioria das vezes nos parece mais cômodo pôr a culpa dos nossos fracassos no mundo, no chefe e na empresa.

Procurar por um processo de counseling pode não só ajudá-lo identificar as suas facilidades, mas, nas suas dificuldades e armadilhas do inconsciente. Através de atendimentos individuais, você poderá confrontar-se com suas dificuldades profissionais e assim, proporcionar um autoconhecimento, para que tenha orientações específicas que muito podem contribuir com o seu crescimento.

Conhecer suas habilidades e ter foco no direcionamento profissional, com certeza atalha, e muito, processos profissionais baseados em ensaios e erros.

http://noticias.admite-se.com.br/empregos_nacional/template_interna_noticias,id_noticias=38922&id_sessoes=310/template_interna_noticias.shtml