Counseling Educacional


A metodologia do Counseling:
O Counseling no campo educativo e psicopedagógico.
Na escola cada vez mais cresce a necessidade, por parte dos professores, de compreender melhor as características do seu trabalho, especialmente no contexto das relações interpessoais: professor / aluno, professor / professor, professor / pais e compreender a respeito das várias dificuldades resultantes dessas relações. Em outras palavras, o professor é chamado diariamente, para tratar e gerenciar as dificuldades que surgem do trabalho educacional, e quase nunca encontra apoio para esclarecer suas dúvidas e com quem compartilhar suas observações dai a necessidade de uma supervisão de equipe feita pelo Counseling.
A relação educativa, na verdade reflete os elementos emocionais e afetivos, que são a base para uma aprendizagem eficaz, e sem o qual, não haveria um crescimento emocional e cognitivo do próprio aluno. É preciso ser atento a esse material trazido por cada individuo.
Como afirmado por Carl Rogers (Rogers 1970), o crescimento do indivíduo é o resultado da interação com o meio ambiente e particularmente com os outros objetos de conhecimento significantes.
Isso pode nos ajudar a entender melhor: o que pode ser mais significativo que a figura de um professor?[...] além do cultural e habilidades técnicas típicas de sua disciplina, há um educador exige-se ser facilitador da aprendizagem "(Vinella, 2000 p.158).
Muitos dos problemas de aprendizagem e comportamento, na escola, nascidos de estados interiores de desconforto dos alunos ,  resultam em conflitos que tornam a vida de uma classe em luta pelo poder  contínuo. Muitas vezes, na raiz desse comportamento está a necessidade de ser ouvido e acolhido. É aqui que o aconselhamento educacional, proporciona recursos valiosos em termos de ferramentas para a comunicação, pode e deve fazer diferença na situação real.
O Counseling Psicopedagógico tem a forma de entrevista propondo que a pessoa reflita como um instrumento indispensável para tornar-se consciente das suas limitações e recursos pessoais. Seu objetivo é detectar os obstáculos e as habilidades necessárias para alcançar o desenvolvimento do bem-estar no ambiente em que vivem. Torna-se funcional, portanto, na promoção de processos de comunicação, de novas atividades e interações sociais entre as pessoas.

 O Counseling é uma metodologia centrada no que é desenvolvido através de uma relação de ajuda. "A relação de ajuda estabelecida entre um cliente em necessidade e um profissional, de habilidades e conhecimentos específicos reconhecidos, para ajudar e cuidar de outra pessoa." (Miglionico 2000, p. 111) Entre as necessidades cria-se um espaço especial, com suas fronteiras relacionais no qual os processos de mudança são promovidos.
 O indivíduo, grupo ou o sistema é, portanto campo de atuação e intervenção ativa, cuja tarefa do Counseling não é a de resolver os problemas, mas de mapear e identificar os problemas dando suporte para facilitar a identificação dos recursos que devem ser usados para a resolução dos mesmos, ajudando também o desempenho educacional o autoconhecimento e a melhora de qualidade de vida.
Baseado na Bibliografia: a cura di Enzo Catarsi “Competenze didattiche e professionalità docente” - Baronti Cristina “L’orientamento scolastico: modelli, metodologie e strumenti”.
http://www.girolamoasta.net/?p=582