O que é Counseling? Visão Geral


Significado de Counseling e Counselor:
São palavras internacionais com um significado próprio, e estes devem permanecer.
O que é Counseling?
“O Counseling é um proceso extremamente focalizado, em tempo limitado e específico. Através do diálogo e interação pessoal que ajuda as pessoas a resolverem ou controlarem os problemas e obterem resultados da forma mais racional possível, de acordo com a capacidade de cada individuo.”
O Counseling é um processo de interação entre duas pessoas, counselor e cliente, cujo objetivo é aquele de habilitar o cliente a tomar uma decisão em relação a escolhas de caráter pessoal: é um conjunto de habilidades, atitudes e técnicas para "ajudar a pessoa a ajudar-se", partindo do pressuposto de que uma pessoa já tem em si os recursos necessários, propõe-se criar as condições para fazê-las emergir.
O nascimento oficial do Counseling se da nos anos cinqüenta do século XX, nos Estados Unidos, e nos anos setenta na Europa, em particular na Inglaterra, seja como serviço de orientação, seja como instrumento de suporte nos serviços sociais e no voluntariado.
Foi com Carl Rogers que adquiriu as características que hoje lhe são próprias, de "colóquio centrado sobre o cliente", em que a atenção do Counselor é focalizada sobre a pessoa antes de o ser sobre o problema, sobre a qualidade do relacionamento humano.

Sobre o Counselor:
Counselor: é o profissional que é habilitado na pratica técnica de Counseling.
O Counselor não é um psicólogo mas  tem um bom conhecimento da personalidade humana.
O Counselor é um profissional altamente qualificado com grande capacidade de ajudar as pessoas em todos os níveis de sua vida emocional, educacional e profissional. Um profissional que é capaz de suportar adequadamente um relacionamento com alguém que expressa questões emocionais, pessoais e particulares significativas. Para se tornar um Counselor é necessário muito estudo e formação academica, que garante ao Counselor superação das tendências do ego para exercer o Counseling em base própria, sem preconceitos ou rígides, formação esta realizada na Europa e Estados Unidos, sendo exigido o grau de mestre para obter esta qualificação.

Campo de atuação:
Em teoria, não há nenhum campo de competência para o Counselor. Se considerarmos o papel do Counselor como a pessoa que facilita o desenvolvimento e a utilização do potencial já existentes no cliente, ajudando-o a superar os problemas de personalidade que o impedem de  se expressar plenamente e livremente no mundo. Imediatamente se percebe que isso pode acontecer em qualquer contexto, de fato, segundo a orientação profissional que recebe, o Counselor afim de melhorar as relações interpessoais nos contextos apropriados, com treinamento específico trabalha dentro da comunidade em geral: hospitais, escolas, universidades, empresas, comunidades religiosas, etc. A  intervenção do Counselor é centrada para resolver o conflito de cada individuo, na angústia existencial ou emocional que afeta a vida plena e criativa, por outro lado pode ser inserido como facilitador do diálogo entre a estrutura e o empregado. A intervenção do Counselor pode ser definida como a capacidade de fornecer orientação e apoio a indivíduos ou grupos, promovendo o desenvolvimento e utilização do potencial do cliente .
Então  teremos, varias abordagens de acordo com a necessidade:
  • aconselhamento individual de casal, família, grupo;
  • orientação educacional;
  • aconselhamento empresarial (pequenas, médias e grandes empresas)
  • aconselhamento sexológico (relacionado com o casal e as diferentes orientações sexuais ou de violência e abuso sexual )
  • aconselhamento para pessoas nos estágios avançados de doenças (AIDS, câncer)
  • Etc.
Atuação do Counselor por áreas:
Counselor no âmbito  educacional:
 Presta apoio aos alunos de todos os níveis, do ensino fundamental ao ensino universitário, trabalhando para promover o sucesso educacional, pessoal e social. Ajudando os alunos a avaliar as suas habilidades, interesses, talentos e personalidades para desenvolver metas realistas e carreiras. São realizadas sessões de avaliação de aptidão e outros métodos para avaliar e aconselhar os estudantes. Muitas vezes o Counselor trabalha com alunos que têm problemas de desenvolvimento social e de aprendizagem, ou outras necessidades especiais. O Counselor observa o Estudante durante a aula e atividades lúdicas e conversa com seus pais e professores para avaliar os pontos fortes do Estudante, problemas ou necessidades especiais. E em conjunto com professores e administradores, se certificar de que o currículo aborda tanto o acadêmico e as necessidades de desenvolvimento dos estudantes. O Counselor em todos os níveis ajuda os estudantes a compreender e lidar com os problemas sociais, comportamentais e pessoais. O Counselor enfatiza o aconselhamento preventivo para melhorar a vida pessoal e social dos estudantes, para proporcionar aos estudantes os conhecimentos básicos necessários para lidar com os problemas antes que se agravem.
Counselor no âmbito profissional ou de carreira:
Oferece aconselhamento sobre a carreira do cliente fora do ambiente escolar. Seu foco principal é ajudar as pessoas com as decisões sobre a carreira. O Counselor no âmbito profissional explora e avalia a educação do cliente, a formação, a história do trabalho, os interesses, as habilidades e os traços de personalidade. Ele pode pedir ao cliente testes de aptidão e de desempenho para ajudar o cliente a tomar decisões sobre a carreira. Ele também trabalha com o cliente para desenvolver as suas competências, auxiliando-o a procurar e encontrar emprego. Além disso, o Counselor no âmbito da carreira presta apoio às pessoas que a perderam o trabalho, ajuda o cliente a lidar com estresse no trabalho ou outros problemas de transição de carreira.

Counselor no âmbito da reabilitação:
Ajuda pessoas com necessidades especiais lidar com a vida pessoal, social e profissional ele orienta o cliente com necessidade especial, física ou emocional resultante de defeitos congênitos, doença ou enfermidade, acidente ou outras causas. Ele avalia os pontos fortes e as limitações do indivíduo, aconselhando sobre sua vida pessoal e profissional, oferece suporte ao gerenciamento de caso, formação profissional para a colocação no mercado de trabalho. O Counselor faz entrevistas com suas famílias, escola e avaliar os relatórios médicos, conversa com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e empregadores para determinar as capacidades e habilidades do indivíduo. Ele desenvolve programas de reabilitação individual. Estes programas incluem frequentemente o treinamento para ajudar o indivíduo a desenvolver habilidades de trabalho e fornecer oportunidades para a integração na comunidade. O Counselor na reabilitação é treinado para reconhecer e ajudar a diminuir as barreiras culturais e sociais. O Counselor na reabilitação trabalha para aumentar a capacidade da pessoa para viver de forma independente.

Couselor
no âmbito da saúde mental:
Ttrabalha com indivíduos, famílias e grupos para abordar e tratar os transtornos mentais e emocionais e para promover a saúde mental. Ele é treinado em uma variedade de técnicas terapêuticas utilizadas para abordar questões tais como depressão, ansiedade, dependência e abuso de substância, impulsos suicidas, estresse, trauma, baixa autoestima e tristeza. Ele também ajuda com trabalho e respeito à carreira, as decisões educacionais, os problemas de saúde mental e emocional e problemas de relacionamento. Além disso, ele pode estar envolvido na sensibilização da comunidade em atividades de mediação. Alguns se especializam na prestação de serviços de saúde mental para os idosos. Counselor na saúde mental muitas vezes trabalha em estreita colaboração com outros especialistas em saúde mental, como psiquiatras, psicólogos clínicos, assistentes sociais, enfermeiras psiquiátricas, etc.
Counselor e o distúrbio de comportamento e dependência química:
Ajuda as pessoas que têm problemas com álcool, drogas, jogo e transtornos alimentares. Aconselha os indivíduos para ajudá-los a identificar comportamentos e problemas relacionados à dependência. O aconselhamento pode ser feito individualmente, mas frequentemente é feito em um grupo e podem incluir o aconselhamento de crise, o aconselhamento diário ou aconselhamento semanal. O Couselor é treinado para ajudar no desenvolvimento de programas de recuperação personalizado, que ajudam a estabelecer comportamentos saudáveis e proporcionar estratégias para enfrentar os problemas. Frequentemente, este Counselor também vai trabalhar com os membros da família que são afetados pela dependência de seus entes queridos. Trabalha com a comunidade e realiza programas de extensão que visa prevenir a dependência e educar o público. O Counselor é capaz de reconhecer como o vício afeta a pessoa e aqueles em torno dele ou dela.
Counselor e a família (casamento):
Aplica as teorias dos sistemas familiares, princípios e técnicas para abordar e tratar os transtornos mentais e emocionais. Ao fazer isso, eles modificam percepções e comportamentos das pessoas, melhoram a comunicação e o entendimento entre os membros da família, e ajudam a prevenir crises familiares e individuais. Ele pode trabalhar com o indivíduo com a família com o casal ou com grupos. O Couselor, em relação ao Casamento e a família, tem uma abordagem diferenciada do Counseling tradicional, porque menos ênfase é colocada em um cliente identificado ou conflito psicológico interno. O foco é a visualização e compreensão dos sintomas de seus clientes e interações no seu ambiente existente. O Counselor na família e no casamento também pode fazer encaminhamentos adequados aos recursos psiquiátricos, realizar pesquisas, ministrar cursos e promover o desenvolvimento humano e as relações interpessoais.